sexta-feira, 3 de abril de 2009

Resolvendo problemas...

Iniciamos o encontro socializando o processo de avaliação de cada escola e como cada professora se organiza em relação aos registros de acompanhamento dos seus alunos. Verificamos que na prática muitas já utilizam o Portfólio e argumentaram sobre o benefício do uso deste como "processofólio": onde vai-se armazenando todas as etapas que vão sendo desenvolvidas pelo aluno,e não apenas os trabalhos desenvolvidos em sua última versão (corrigida ou passada à limpo).

O grupo foi desafiado a resolver um Sudoku e um problema sobre dados. E muitas ficaram surpresas ao verificar que a soma de faces opostas de um dado é sempre a mesma: 7.
Começamos a estudar a resolução de problemas:
O que é um problema?
§ É qualquer situação que exija o pensar do indivíduo para solucioná-la.

O que é um problema matemático?
§ É qualquer problema que exija a maneira matemática de pensar e conhecimentos matemáticos para solucioná-la.

Como se resolve um problema?
Segundo o esquema de Polya, são quatro as etapas principais:
•Compreender o problema
•Elaborar um plano
•Executar o plano
•Fazer o retrospecto ou verificação

(DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de matemática. 12. ed. São Paulo: Ática, 2007.)

E o encontro ainda contou com a colaboração da professora Vera Schmidt* que nos ensinou a confeccionar um boneco com duas folhas de jornal e nos deu várias sugestões para o uso do mesmo...

e a professora Vivian** trouxe a sugestão de um jogo sobre o corpo humano atendendo o pedido de uma colega no encontro passado. O material do jogo são dois quebra-cabeças com as formas do corpo humano e um dado no qual cada parte do corpo humano está representada numa face. A turma é dividida em dois grupos e na sua vez joga o dado e a parte sorteada no dado pode ser incluída na montagem do quebra-cabeça. Vence a equipe que primeiro completar o seu corpo humano.

*Professora Vera Schmidt é licenciada em Educação Física, Pós-graduada em Administração Escolar e Especialista em Educação Inclusiva.

**Professora Nara Vivian Premaor é licenciada em Pedagogia-especialização em supervisão escolar e Pós-graduada em Informática na Educação.

Feliz e abençoada Páscoa para todas!

Abraço, Janaína :)

3 comentários:

Sueli Teresinha da Silva disse...

Jana este blog está caa vez mais dez, minha filha está adorando os sites hoje sábado brincamos um monte com os desafios do cálculo mental. Abraços e ótima Páscoa para toda tua família. Sueli.

Anônimo disse...

Ceci Mattos de Souza, o curso está cada vez melhor, as trocas e momentos de socialização são muito proveitosos. A cada encontro sinto novo ânimo e vontade de aprender mais. Desejo que a alegria e esperança da Páscoa se renove a cada dia, um abraço carinhoso a todas! Ceci.

Anônimo disse...

Nara Premaor e eu estudamos juntas entre 1977 e 78 no Pasqualini;desde então perdemos contato.Fico super feliz de vê-la neste projeto.Parabéns amiga. Miriam Souza(a Bia de Campo Bom).