O grupo foi desafiado a resolver um Sudoku e um problema sobre dados. E muitas ficaram surpresas ao verificar que a soma de faces opostas de um dado é sempre a mesma: 7.

O que é um problema?
§ É qualquer situação que exija o pensar do indivíduo para solucioná-la.
O que é um problema matemático?
§ É qualquer problema que exija a maneira matemática de pensar e conhecimentos matemáticos para solucioná-la.
Como se resolve um problema?
Segundo o esquema de Polya, são quatro as etapas principais:
•Compreender o problema
•Elaborar um plano
•Executar o plano
•Fazer o retrospecto ou verificação
(DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de matemática. 12. ed. São Paulo: Ática, 2007.)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
e a professora Vivian** trouxe a sugestão de um jogo sobre o corpo humano atendendo o pedido de uma colega no encontro passado. O material do jogo são dois quebra-cabeças com as formas do corpo humano e um dado no qual cada parte do corpo humano está representada numa face. A turma é dividida em dois grupos e na sua vez joga o dado e a parte sorteada no dado pode ser incluída na montagem do quebra-cabeça. Vence a equipe que primeiro completar o seu corpo humano.
*Professora Vera Schmidt é licenciada em Educação Física, Pós-graduada em Administração Escolar e Especialista em Educação Inclusiva.
**Professora Nara Vivian Premaor é licenciada em Pedagogia-especialização em supervisão escolar e Pós-graduada em Informática na Educação.
Feliz e abençoada Páscoa para todas!
Abraço, Janaína :)
3 comentários:
Jana este blog está caa vez mais dez, minha filha está adorando os sites hoje sábado brincamos um monte com os desafios do cálculo mental. Abraços e ótima Páscoa para toda tua família. Sueli.
Ceci Mattos de Souza, o curso está cada vez melhor, as trocas e momentos de socialização são muito proveitosos. A cada encontro sinto novo ânimo e vontade de aprender mais. Desejo que a alegria e esperança da Páscoa se renove a cada dia, um abraço carinhoso a todas! Ceci.
Nara Premaor e eu estudamos juntas entre 1977 e 78 no Pasqualini;desde então perdemos contato.Fico super feliz de vê-la neste projeto.Parabéns amiga. Miriam Souza(a Bia de Campo Bom).
Postar um comentário