sexta-feira, 18 de junho de 2010

Fração sem complicação

O encontro do dia 10 de junho foi dedicado aos relatórios do passeio de estudos à Porto Alegre, relatos das atividades que vem sendo desenvolvidas nas escolas e estudo das frações.
Registros fotográficos dos relatos do passeio:
Deise P.: contou com o auxílio da filha na realização da tarefa.Mariana: registrou em livro várias possibilidades de exploração matemática a partir do passeio
Maria Helena: confeccionou um "álbum ônibus" para apresentar ao grupo o que de mais significativo viu no passeio.
Dóris: apresentou seu relatório explorando as imagens.
Isabel: com as fotos do passeio confeccionou o logo da editora visitada.
Isabel com a ajuda da Mara: as fotos ficaram tão boas que renderam mais cartazes!
Márcia C.: registrou o passeio em livro.
Quanto às frações...
No cotidiano das crianças (e mesmo nosso cotidiano) o que aparece de frações é, em geral, coisa muito simples, como “meia xícara de leite” e “meia dúzia de ovos”. Se fôssemos nos prender apenas ao que é estritamente parte da vida da criança, teríamos muito pouco a trabalhar. Mas há aspectos do uso de frações que podemos trabalhar com as crianças, como comparar razões, fazer estimativas e compreender situações simples envolvendo frações, que não requerem técnicas complicadas.
Frações são um tema excelente para você pensar sobre o fato de que o mesmo símbolo da Matemática pode ter muitos significados diferentes, o que pode lhe ajudar a desenvolver uma atenção maior e mais detalhada sobre o que seus alunos estão dizendo. As frações podem ser muitas coisas, e vale a pena pensar sobre isto.
(Pró-letramento Matemática, Fascículo 4, página 6)


Até +
Janaína :)

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu sempre muita dificuldade com frações...mas, depois deste encontro penso que tudo ficou mais claro... entendi até número misto!! Hahaha!!! Não é fácil, né!?

Grande abraço a todas!!!

Itiane