"No passado não tínhamos um volume tão significativo de informações. Poucas pessoas tinham acesso a meios de comunicação como a televisão, jornais, revistas, e, principalmente, a Internet. Para conseguirmos compreender bem todas as informações em que somos envolvidos precisamos de mecanismos que nos auxiliem a coletar, organizar, comunicar e interpretar dados utilizando diversos tipos de registros, tais como gráficos e tabelas. Por isso é tão importante que a criança desde o início do processo do letramento esteja em contato com instrumentos que a ajudem a fazer uma boa leitura do mundo que a cerca." (Pró-letramento/Matemática, Fascículo 6, p. 6)
No encontro do dia 05 de novembro o grupo se envolveu em questões de contagem, possibilidades, dados informativos...estudando o tratamento da informação e discutindo sobre a abordagem dos temas análise combinatória, noções de probabilidade e estatística nas séries iniciais do ensino fundamental.

O primeiro gráfico que está sendo construído, respondeu à pergunta: Quantas horas semanais você trabalha em Novo Hamburgo na rede municipal de Ensino? O segundo, com caixinhas de fósforos, respondeu: Qual é o mês do seu aniversário? A partir destas construções se analisou outras formas de aplicação, utilização e exploração deste material com os alunos desde as séries iniciais.
Para o próximo encontro deve ser concluída a leitura do fascículo 6 e realizadas as TI (tarefas individuais) do mesmo.
O próximo encontro será no dia 19 de novembro, até lá e bom estudo!
Um comentário:
Está sendo muito bom participar do grupo de colegas no Pró-Letramento de Matemática! A "profe" Janaína e a nossa colaboradora "profe" Cidônia" estão sendo ótimas em suas sugestões eatividades desenvolvidas com o grupo.
Pena termos iniciado o curso já no fim de 2008, mas no ano que vem estaremos juntas novamente, cheias de energia para os novos desafios e aprendizagens!
Bjos da colega Sônia Führ.
Postar um comentário