segunda-feira, 3 de novembro de 2008

No dia 29/10/2008...

as atividades do encontro foram propostas e orientadas pela professora Cidônia.
No primeiro momento desafiou a visão do grupo (ver slides em Janaína/MATEMÁTICA).
Depois organizou pequenos grupos e disponibilizou materiais diferentes para cada um solicitando que fossem sugeridas atividades com os mesmos. Para concluir cada pequeno grupo socializou sua proposta recebendo ainda novas contribuições das colegas.
Confiram as sugestões:



  • Calculadora gigante
    A turma dividida em grupos. Cada grupo representado na calculadora por uma forma geométrica diferente, porém da mesma cor (exemplo: amarelo para a unidade, vermelho para a dezena,...).
    Cada grupo, na sua vez, joga o dado e avança com a sua peça na trilha conforme a quantidade que caiu no dado.
    Quando atingir a décima casa, o aluno ganha uma peça vermelha que coloca na trilha das dezenas e permanece com a amarela na trilha das unidades.
    (Cláudia, Zeloí, Sueli, Shanna e Adriana)




  • Tapete da centena (não numerado) e mapa do município
    1) Jogo: Quem tem mais?
    Cada jogador possui fichas de uma cor;
    Jogo em duplas ou quartetos;
    O primeiro jogador joga um dado e coloca o número respectivo de fichas no quadro da centena e assim por diante.
    Vence o jogador que tiver mais fichas.

    Questionamentos:
    Questão do e
    Quem tem mais?
    Quantos a mais?
    Quantos a menos?

  • Possibilidades: jogar no mapa de Novo Hamburgo.
    o Conquistar o bairro da escola, a zona rural, o centro, etc., pontos turísticos,...
    o Dar pontos para cada bairro
    o A partir da letra dos nomes das crianças, dado um número de jogadas pré-determinadas, ver onde chega
    2) Jogo: Descubra o lugar
    Cada jogador possui um quadro da centena, escolhe um número e diz para o próximo jogador, que deverá colocar a ficha no local certo, ou o contrário, coloca no quadro vazio e os colegas pintam na cartela da centena.
    Vence quem acertar.

    Problematizar: colocar no “10 a mais”, “10 a menos”, sucessor e antecessor de unidade.
    (Nara, Neusa, Patrícia e Rejane)



  • Usando a fita métrica
    Os alunos trazem de casa a medida ao nascer, com o cordão é representada essa medida;
    Com a fita métrica é explorada esta medida, comparando tamanhos;
    Depois é medido o tamanho atual dos alunos, novamente é representado pelo cordão, onde é feito as comparações entre o tamanho ao nascer e o tamanho atual e entre colegas. Com a medida do tamanho do pé, também foram desenvolvidas várias atividades.


  • Usando o dinheirinho
    Através das embalagens vazias de produtos os alunos organizaram um mercadinho;
    Foram utilizadas moedas de R$ 0,50 e R$ 1,00;
    Estipulou-se valores para as mercadorias para que houvesse a troca e raciocínio.
    (Ceci, Luíza, Suzana, Zulma, Isabel, Eliane e Gemanir)




  • Tapete da centena (numerado)
    Jogo da Trilha
    Com os dois dados o primeiro é a dezena e o segundo é a unidade, achar o número correspondente.
    Jogo do Dobro
    Joga-se o dado e deve-se chegar ao número que corresponde ao dobro.
    Jogo da Soma
    Joga-se os três dados, soma os números e acha a casa. Na próxima jogada/rodada soma-se o total dos dados com o número da casa que estava. A regra é primeiro calcular e depois contar as casas para conferir.
    Com um dado. Joga-se o dado e pergunta-se: Qual o número que você precisa tirar para chegar ao dez?
    MULTIPLICAÇÃO
    Primeiro dado – tamanho do pulo;
    Segundo dado – número de pulos.
    PAR E ÍMPAR
    Par: anda na coluna
    Ímpar: andar na linha.
    (Carina, Sônia, Cláudia, Fernanda e Maristela)


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